segunda-feira, 13 de maio de 2013

escolher um nome



"Julia"


Half of what I say is meaningless
But I say it just to reach you, Julia

Julia, Julia, oceanchild, calls me
So I sing a song of love, Julia
Julia, seashell eyes, windy smile, calls me
So I sing a song of love, Julia

13 comentários:

a.i. disse...

muito romano esse nome. é bonito.

MDRoque disse...

Vou chorar de emoção.... a minha Bisa era Júlia... a Vó era Júlia Adelaide... Oh Júlia, que nome mais lindo e FELIZMENTE démodé !

MDRoque disse...

... até me sinto envergonhada... é uma coisinha que garatujei e gostava que lesses....

http://acontarvindodoceu.blogspot.pt/2012/07/as-maes-bisavo.html

Helena disse...

É nome de de mulheres inspiradoras, daquelas musas que mais inspiram a magia no seu criador:
http://www.youtube.com/watch?v=ul_Iqy77cE8
que têm o dom de transformar coisas simples em sons sublimes.
Gosto muito!

Tolan disse...

Gostei muito da história da Júlia, Maria :) Que história de vida bonita. Também gosto de ver aquelas fotos (a tua mãe era muito bonita). Gostava que alguém escrevesse uma assim das pessoas da minha família. É um nome felizmente démodé, mas que me parece injustamente démodé, uma vez que a nível de sonoridade e ritmo, é simples, fluído e cola com o nome de família. Deve-lhe acontecer o mesmo que ao meu, quando tiver 35 anos, torna-se moda. Os nomes em Portugal são uma coisa estranhíssima. Lá fora, temos a Julia Roberts ou a Julia Stiles e ninguém pestaneja ou acha démodé :) aqui é a Júlia Pinheiro e todos torcem o nariz, quando o nome Júlia tem praticamente a mesma sonoridade que Julia em inglês. Tenho de fazer um post sobre isso, partindo da lista de nomes mais utilizados. Há preconceitos tremendos e uma amplitude que parece ter sido constantemente reduzida, porque às tantas as pessoas vão a correr para os nomes que acreditam que as colem no devido estrato social ou que sejam seguros e parece que os estigmas se vão aprofundando (mas seria preciso uma análise estatística), o que leva inevitavelmente a uma repetição (nos rapazes então é tremendo). Tentámos ver os nomes unicamente pela perspectiva de sonoridade, ritmo e, para mim muito importante, ligação sonora e rítmica com o nome de família e depois o quão comum eram, embora isso fosse mais para desempate.

Tolan disse...

obrigado a.i e Helena :) nem toda a gente gosta, mas paciência.

Roger disse...

Então que a Júlia seja muito bem-vinda ;)
Abraço

Helena disse...

Concordo contigo.
Não há Júlias por um preconceito estúpido (igual ao Maria de há uns 15-20 anos atrás).
E julgo que para a Júlia, para além de um nome de Musa, o importante é ter uma identidade e não ser um número como julgo que as Marias/Inêses/Matildes que agora malnasceram serão tratadas no futuro.
Julia é um nome muito popular nos países Balcânicos e na Rússia, a par de Yulia (que é uma variante do nome que significa pião, e ao que consta que se dá as meninas Júlias que nascem mais hiperactivas)está nos tops.
Para mim, é nome de musa latina. São tantos os compositores, poetas e escritores.
Os madrigalistas ingleses recorriam muitas vezes a uma Amarylis como musa inspiradora, e julgo que para nós latinos, esta Amarylis seria sem dúvida uma Júlia.

Tolan disse...

Helena, obrigado pela música linda.

MDRoque disse...

Quando falo démodé é num bom sentido. Num sentido glorioso ! Júlia é um nome lindo, musical e calmo! Está claro que também há imensa beleza em Cátia Vanessa, ou Mónica Renata... eu não tive a sorte de poder escolher o nome das filhas... era tradição serem os padrinhos a fazê-lo... vá lá que não tinham muito mau gosto. Beijinho à Ju e à Mãe ( as mulheres quando estão grávidas de meninas, resplandecem :)

Mi♥ disse...

Eu nem tenho nada contra o nome. Sério que não. E don't get me wrong, mas isto faz-me lembrar quando há uns bons 24 meses atrás o meu marido punha esta música http://www.youtube.com/watch?v=umMIcZODm2k a altos berros para me fazer aceitar este Ana Júlia... Quando eu, já desde miuda, as mulheres têm destas pancas, queria chamar a uma criança minha - feminina, claro está - Mariana.
Escusado será dizer qual é o nome da garota, certo? ;)

Isa disse...

naice, original :)

disse...

Júlia é bonito. pensámos nesse nome, mas temos um gato chamado Júlio. ficou Bárbara, o que no início foi um excelente tópico para gelar uma sala.