quinta-feira, 23 de maio de 2013

Querida Júlia,

Escrevo-te uma cartinha de amor. Eu tenho muitas saudades do meu pai e ele não se exprimia muito bem por palavras. O amor não se exprime por palavras, mas por actos. Só percebi isso aos 30 anos porque sou muito teimoso, espero que não sejas tão teimosa quanto eu. Até agora nós ainda não falámos, só eu é que falei contigo porque li que tu te habituas ao tom de voz e depois isso te acalma depois de nasceres. Já me deste uns quantos pontapés na cara. No outro dia estava a tentar ouvir o teu coração de passarinho com o ouvido encostado à barriga da mãe porque vi num documentárioda BBC que era possível ouvir. E tu deste-me um violento pontapé. Não diria violento, não me magoaste, mas foi muito assertivo e toda a barriga da mãe chocalhou e vibrou como um pequeno tambor. Tens uma personalidade forte, isso parece-me evidente. Eu não sou muito bom a falar e não acho que o meu papel seja falar, mas sim aguentar os teus pontapés. Vais dar muitos, até bem tarde. Se fores como eu ou a tua mãe ou uma mistura dos dois, vais dar pontapés para sempre. Desculpa os genes. Desculpa confessar-te que não sabemos muito bem, nenhum de nós, o que estamos a fazer! A ideia de sairmos os dois de casa para o hospital quando chegar à regra do 511 (contracções de 5 em 5 minutos com a duração de 1 minuto durante pelo menos 1 hora – eu sou um pai certificado!) e voltarmos com outra pessoa para casa, é um pouco absurda, mágica, surreal... Sei que para ti que, quando leres isto, pintas o céu de rosa e o sol de azul e metes sorrisos em ávores, tudo parece muito natural, mas olha que para adultos com instrução, esta coisa de sermos dois e de repente três, é estranha. Saímos de casa e voltamos contigo! Bem, tu já estás connosco agora, é verdade, mas percebes o que quero dizer. Claro que até teres idade para ler isto e perceberes o que aqui está escrito, já te iludimos o tempo suficiente para acreditares que estamos certificados para te educar.

Estamos a preparar o teu quarto, já comprámos móveis, a tua mãe comprou muita coisa pelo OLX e pelo Custo Justo... Os pais têm de ser espertos, sabes? A vida não está fácil, mas não é preciso complicar demais. Até tu perceberes o que é uma “marca”, o que é ser fixe e essas coisas, levas com o mais barato que houver que te lixas. Baby grows à boca de sino, eu sei, não é cool, mas tu só começas a fazer memórias lá pelos 4 anos por isso... Parecemos traficantes de droga, a encontrarmo-nos com pais no parque de estacionamento do IKEA ou do Cascais Shoping e fazermos a troca de pacotes de fraldas novas, bombas de leite, carrinhos... Eles abrem a mala do carro, nós inspeccionamos o produto, damos o dinheiro em mão... juro-te, parece mesmo um negócio da máfia dos pais a fazer pela vida. Já agora, aproveito para dizer que a droga é má. A sério. A droga é um “não”. Não, Júlia! Não!

Isto de ser pai é fácil. É só dizer-te o que não podes fazer e o que podes fazer e tu obedeces. Tu és uma menina. Eu acho que com um menino sabia mais o que fazer e que assim fica tudo do avesso, como no primeiro encontro com a tua mãe, mas é por isso que estou feliz por seres uma menina. Desculpa se te parecer um Urso Rezingão. Às vezes tenho medo de que com a idade, se perca assim a capacidade de brincar e comece a ficar muito sério, mas aí tu é que tens de me ensinar coisas e de me educar, obrigado.

Ps:vi num documentário que tu nasces com muita força nas mãos, um reflexo do tempo em que éramos macaquinhos e nos tínhamos de segurar ao pelo dos pais para andar de ramo em ramo às cavalitas deles. Podia dizer-te que já não é preciso essa força toda nos dedos para agarrar em coisas e que a tua mãe, graças a Deus, não tem pelo que chegue nas costas para que tu te agarres a ela assim, mas faço questão de que me agarres a mão ou um dedinho com muita força quando nos virmos cá fora, mesmo que berres muito, porque sempre que precisares de mim, eu dou-te a mão e não te largo.
beijos e até já.
L.

14 comentários:

Isa disse...

opá que lindo, meu deus... mas olha, queria dizer-te, a ti e à Plaft, se me permites, que ela tem memória desde o útero, que o cérebro dela regista tudo, absolutamente tudo... e que não tenho dúvidas de que vai dar tudo certo entre vcs três, precisamente por não saberes o que fazer. Segue o instinto, dá sempre certo ;)
desculpa meter-me, mas gostei tanto disto...
Bjo

MDRoque disse...

A Júlia vai ser linda, vai se fantástica, vai virar a vossa vida do avesso, e vocês vão adorar... O vosso amor concebeu a Júlia e ela vai se o amor maior aquele que rege as vossas vidas, vai ser uma tirana linda e carinhosa e vocês vão ter sorrisos de orelha a orelha e vão gostar tanto de andarem num virote, com os sorrisos de orelha a orelha tão próprios dos pais ! Penso que etimologicamente Júlia quer dizer "de fortes raízes" ... Concordo plenamente.

A Mais Picante disse...

Vão saber o que fazer sim que isso de ser pai e mãe tem programação, deve haver um chip que entra em funcionamento mal os bebés nascem. Muitas felicidades à Júlia e aos pais.

a.i. disse...

eu juro que me contive a ler tudo e até me ri imenso com o parque de estacionamento, mas nas últimas linhas do p.s. as malditas gotas salgadas saltaram cá para fora. Raios Tolan porque não escreves isto à mão e guardas numa gaveta, em vez de nos fazeres ler estas coisas num dia de semana a estas horas?

a.i. disse...

Ah e um dia tens de levar a tua filha a jantar ao Tolan em alfama, era um sítio giro para o Autor lhe falar destas coisas da escrita na internet, nera? ;P

Tolan disse...

só a levo ao Tolan quando a hipótese de uma intoxicação alimentar não puser em causa a sua integridade física :)

a.i. disse...

Tolan de alfama na lista negra, anotado!

Tolan disse...

oh, também não queria ser tão taxativo! Aquilo é um sítio muito genuíno, digamos assim :]

a.i. disse...

cheio de "nativos" não é? (costuma estar um à porta, de cigarro ao canto da boca que é muito "genuíno") :P

Pólo Norte disse...

Espera pela pancada quando ela nascer já com olhinhos de Bambi. Já foste.


(Se precisarem de alguma coisa emprestada, digam. Os babygrows da Ana ainda não estão ao nível da boca de sino, tudo dentro da validade).

L.

A Mãe do Comandante P. disse...

UAU!!! Felicidades para os 3

Roger disse...

Excelente texto, felicidades ;)

tata disse...

Adorei... é crescente essa sensação de amor alucinante e o que é que eu estou a fazer santodeus....

Leitor disse...

Genial (clap clap clap...)